Paulo defende ampliação do trabalho das entidades filantrópicas no Estado


Em reunião promovida pela FEHOSPE e SINDHOSPE, socialista apresentou suas propostas para a Saúde

A Federação das Misericórdias e Entidades Filantrópicas de Pernambuco (FEHOSPE), em parceria com o Sindicato dos Hospitais de Pernambuco (SINDHOSPE), promoveu um almoço nesta quinta-feira (19) para ouvir as propostas para a Saúde do pré-candidato ao Governo do Estado pela Frente Popular, Paulo Câmara (PSB). As entidades também apresentaram suas demandas para o setor em um documento que será analisado pela equipe do Programa de Governo. A principal reivindicação é de mais ajuda financeira às unidades, que sofrem com o congelamento da tabela do SUS há dez anos e sobrevivem graças às parcerias realizadas com o Estado, oferecendo serviços em troca de recursoscomplementares.
Paulo Câmara ressaltou a participação cada vez menor do Governo Federal na Saúde. Ele lembrou que, em 1988, a União entrava com 85% dos recursos públicos destinados ao setor. Hoje, investe apenas 44,6%. Foram aprovadas regras de percentuais mínimos de aplicação para estados (12%) e municípios (15%), mas não há obrigação para o Executivo Federal. Coube ao Estado, avaliou, assumir o trabalho de melhorar o setor. “Nas andanças que estamos fazendo para ouvir a população é fácil identificar que a Saúde é uma das áreas onde o Estado mais avançou nos últimos anos. Fizemos ações estruturais com os três hospitais metropolitanos, trouxemos as UPAs e ampliamos a capacidade de atendimento da rede dobrando o número de leitos. Também ampliamos a parceria com os municípios, com ocofinanciamento”, pontuou.
Apesar dos avanços, ponderou o pré-candidato, ainda há muito o que avançar. Ele falou sobre as suas diretrizes para a Saúde, especialmente no reforço às unidades de alta e média complexidades, na integração em rede das informações sobre pacientes e prontuários e a melhoria do serviço prestado à população. “Vamos empoderar as entidadesfilantrópicas para que possam manter e ampliar o seu trabalho. Vamos levar as propostas do setor e estudar a melhor maneira de incluí-las em nosso Programa de Governo. Desde já, assumimos um compromisso, que é o décimo terceiro repasse anual para as pequenas e médias entidades. Saibam que continuarão tendo no governador um parceiro”, afirmou o socialista, acompanhado no evento de seus companheiros de chapa, Raul Henry (PMDB), que disputa a vice, e Fernando Bezerra Coelho (PSB), candidato ao Senado.
Gil Brasileiro, presidente da FEHOSPE e diretor do Hospital Tricentenário, salientou a necessidade de mais apoio do Governo Estadual às entidades. “Nunca tivemos tanto investimento como nesses últimos dois mandatos. Muitos hospitais que estavam à beira da falência hoje estão equilibrados graças à atuação do Governo Estadual. Apesar disso, a situação ainda é difícil. Pedimos o apoio da gestão e também a intervenção junto à União para combater osubfinanciamento que temos hoje”, pediu o dirigente.
Para Mardônio Quintas, que preside o SINDHOSPE, a bandeira do subfinanciamento crônico da Saúde deve ser empunhada por toda a sociedade. “Os setores privados e Filantrópicos estão hoje no mesmo barco, os problemas são os mesmos. Mas ficamos muito à vontade para promover essa reunião, hoje, com homens públicos sérios e comprometidos com a história e a valorização da Saúde no Estado”, elogiou o dirigente.
​Crédito: Aluísio Moreira​
Assessoria de Imprensa do PSB

Publicado em junho 20, 2014, em AGRESTE NEWS, AGRESTE NEWS REVISTA, Noticias de Paulo Câmera, Noticias de Pernambuco e marcado como , , . Adicione o link aos favoritos. Deixe um comentário.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: