Data e Tema da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia 2014 são lançados em Garanhuns.


Monte horebe supermercado, Paranatama

    jantarO lançamento da data da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia foi realizado durante o desfile da troça “Com Ciência na Cabeça e o Frevo no Pé” nas prévias carnavalesca de Garanhuns no último dia 26. A Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT) deste ano terá o tema “Ciência e Tecnologia para o Desenvolvimento Social” e será realizada entre 13 a 19 de outubro de 2014.

O desfile da troça realizado pela primeira vez no interior aconteceu através da articulação entre Espaço Ciência, coordenação do Projovem Urbano do Agreste Meridional e Universidade Federal Rural de Pernambuco, Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência – SBPC com o apoio da Secretaria de Cultura de Garanhuns e ADUFERPE. Tendo como outra novidade deste ano, a estréia do boneco gigante do cientista recifense que tem um asteroide com seu nome – Ricardo Ferreira para fazer companhia aos veteranos bonecos.
O desfile da troça tem por finalidade política de interiorização dos programas de divulgação científica e da cultura pernambucana por isso que a troça quebrou a tradição do percurso de Recife e Olinda, vindo para Garanhuns. Após o desfile em Garanhuns, durante o jantar no Dom Paolo entre os organizadores da vinda para Garanhuns (representantes da Coordenação do Projovem Urbano do Agreste Meridional, Universidade Federal Rural de Pernambuco, SBPC e Espaço Ciência) com os convidados acordaram trazer a troça novamente para a quarta-feira da prévia carnavalesca do ano que vem, aproveitando a presença do cientista do SBPB – Aleixo e do Diretor do Espaço Ciência – Antônio Carlos Pavão. Então 2015 terá mais uma edição em Garanhuns, e já fica a pergunta qual será o boneco gigante de 2015???

CONHEÇA A COORDENAÇÃO DO PROJOVEM URBANO DO AGRESTE MERIDIONAL PERNAMBUCANO

A coordenação do Projovem Urbano do Agreste Meridional Pernambucano (PJU),faixa como já dito anteriormente, foi um dos responsáveis pela vinda do desfile da primeira troça nacional científica ao interior pernambucano pela primeira vez em Garanhuns e que já está na articulação para trazer novamente em 2015. Esta coordenação acaba de receber reforços profissionais, por isso a fotografia ao lado mostra parte dessa competente equipe de profissionais composta por: Diretora Executiva do Pólo Garanhuns – Elielda Duarte; Técnicos Administrativos – Margareth Barros Leite e Daniel Cleves; Assistentes Pedagógicas – Ana Paula Freitas, Amanda Maciel Ferraz e Maria Lúcia Andrade; Assistente Social – Silvya Karina; Qualificadores Profissionais – Stenyo Tenório e Teresa Cristina Moraes; Motoristas – Dorgival e Luciano.

HISTÓRICO DA TROÇA

coordenação pjuA troça foi criada com o propósito de divulgação da ciência em 2005, oriunda da parceria entre: a SBPC (Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência), CECINE, Espaço Ciência, Prefeituras de Recife e Olinda, dentre outros órgãos, tendo seu primeiro desfile durante o encerramento de uma reunião regional da SBPC em Recife que coincidiu com a semana pré-carnavalesca no campus da UFPE (Universidade Federal de Pernambuco) com a participação de: Frevioca, Rei Mono, Rainha do Carnaval e tendo como o primeiro boneco da troça – Albert Einstein, pois era o ano do centenário da teoria da relatividade. A escolha do nome foi feita por meio de um concurso via internet realizado pela secretaria regional da SBPC em Pernambuco, no qual mais de 200 internautas nacionais e internacionais votaram nos aproximadamente 30 nomes sugeridos. No ano seguinte, já com o nome da troça escolhido “Com Ciência na Cabeça e o Frevo no Pé”, houve o desfile oficial no Recife Antigo em 22 de fevereiro de 2006. Quebrando a tradição desse percurso de Recife e Olinda, pela primeira vez na história, a troça veio ao interior pernambucano para Garanhuns neste ano como uma política de interiorização dos programas de divulgação científica através da articulação entre Espaço Ciência, coordenação do Projovem Urbano do Agreste Meridional e Universidade Federal Rural de Pernambuco, Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência -SBPC com o apoio da Secretaria de Cultura de Garanhuns e ADUFERPE e em 2015 terá mais uma edição em Garanhuns, e já fica a pergunta qual será o boneco gigante de 2015??? Uma vez que a cada ano, um cientista é homenageado com boneco-gigante como: Albert Einstein; Galileu Galilei; Marie Curie; Leite Lopes; Milton Santos; Charles Darwin; Paulo Freire; César Lattes; Naíde Teodósio, Ricardo Ferreira, então quem será homenageado em 2015 em Garanhuns?

TEXTO: Amanda Maciel Ferraz (Coordenação Pedagógica do Projovem Urbano do Agreste Meridional).


Publicado em março 10, 2014, em AGRESTE NEWS REVISTA, Noticias de Garanhuns, Noticias de garanhuns e região, Noticias de Paranatama, Noticias de Paranatama e Região, Noticias de Pernambuco, Noticias do agreste e marcado como , , , , , . Adicione o link aos favoritos. Deixe um comentário.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: