ELEIÇÃO DE CONSELHO TUTELAR DE PARANATAMA


Dezessete candidatos disputaram a eleição para conselho tutelar em Paranatama, onde havia apenas cinco vagas. As expectativas dos candidatos foi muito grande, segundo informação cerca de mil e quinhentos eleitores participaram da votação, número menor que na ultima eleição.

Segundo um dos candidatos, o motivo de poucas pessoas votarem foi o curto tempo que os mesmos tiveram para realizar a campanha, apenas dezenove dias, para regularizar papéis e fazer a divulgação.

A votação teve inicio as 08 horas da manhã e finalizou as 17 horas.

Amanda (Centro) uma das ganhadoras

Os candidatos vencedores foram:Cota uma das ganhadoras

1º Daniele

2º Amanda

3º Cota

4º Ana Paula

5º Roberto Júnior

 

O Conselho Tutelar é composto por cinco membros, eleitos pela comunidade para acompanharem as crianças e os adolescentes e decidirem em conjunto sobre qual medida de proteção para cada caso. Devido ao seu trabalho de fiscalização a todos os entes de proteção (Estado, comunidade e família), o Conselho goza de autonomia funcional, não tendo nenhuma relação de subordinação com qualquer outro órgão do Estado.

Importante esclarecer que a autonomia do Conselheiro funcional não é absoluta. No tocante as decisões, estas devem ser tomadas de forma colegiada por no mínimo três Conselheiros, e não apenas por um ou dois deles. No tocante a questões funcionáis: fiscalização do cumprimento de horário de trabalho e demais questões administrativas o Conselheiro tem o dever da publicidade ao órgão administrativo ao qual vincula o Conselho Tutelar, assim como, é dever e função do CMDCA – Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, fiscalizar a permanência dos pré-requisitos exigidos pelo ECA aos Conselheiros Tutelares, em especial o da idoneidade moral e residência no município, podendo suspender ou mesmo pelo voto de censura demitir Conselheiro que comprovadamente, em processo que assegure direito de defesa e contraditório, e pelo voto da maioria dos Conselheiros (sugerindo-se 2/3 dos membros para maior segurança da deliberação) perca os pré-requisitos.

Conhecer os direitos da criança e do adolescente não é pré-requisito para candidatura a Conselheiro Tutelar. Desconhecê-los porém pode ser motivo para cassação de Conselheiro eleito e em exercício de mandato. Logo, uma vez eleito, o Conselheiro tem o dever de aprender e conhecer profundamente os direitos da Criança e do Adolescente aos quais tem a função de zelar.

Para ser Conselheiro Tutelar, a pessoa deve ter mais de 21 anos, residir no município,e reconhecida idoneidade moral, mas cada município pode criar outras exigências para a candidatura a Conselheiro, como carteira nacional de habilitação ou nível superior. Há controversia sobre isto. Havendo um entendimento majoritário de que o Município não pode acrescentar critérios aos pré-estabelecidos pelo legislador federal para candidatura a Conselheiro. Porém, como já dito acima, uma vez eleito, o Conselheiro poderia ser cassado pelo CMDCA se não manter os três critérios, na prática dois, já que nunca terá idade inferior, posteriormente. Não há que se exigir formação superior, porque Conselheiro Tutelar não é técnico e não tem que fazer atendimento técnico, para isto deve requisitar o atendimento necessário. O que o Conselheiro Tutelar precisa é ter bom senso para se fazer presente onde há violação de direitos ou indicios e possibilidades de violação e agir para cessá-la ou eliminar o risco de que ocorra. Para isto não deve fazer, mas requisitar os meios necessários a que se faça. Conselheiro Tutelar não é policial, não é técnico, não é Juiz é apenas o Zelador dos direitos da criança e do adolescente e deve requisitar ações que os garanta ou representar contra sua inobservância ao Ministério Público e Poder Judiciário para que estes façam os mesmos valer, quando administrativamente não conseguirem tal intento.

O exercício efetivo da função de Conselheiro Tutelar constitui serviço público relevante e lhe assegurará prisão especial, em caso de crime comum, até definitivo julgamento.

Matéria: Cleide Pereira

EMPRESA MONTE HOREBE PROMOVE PALESTRA MULTIVACIONAL PARA SEUS FUNCIONÁRIOS

Monte horebe-serviços

Na noite de sábado (25) a Empresa Monte Horebe promoveu um evento de palestra motivacional com seus funcionários, o mesmo aconteceu no prédio da empresa na cidade de Paranatama, onde na próxima terça-feira (28) inaugura sua mais nova loja. Clique aqui e continui lendo…

 

downloadComece seu dia lendo excelentes frases de auto-ajuda e motivação, Júnior Pereira tem uma coleção inteira de frases e pensamentos que podem ajudar você a ter uma vida melhor, clique aqui e tenha acesso a todas elas…

 

 

Monte Horebe serviços .

Publicado em maio 26, 2013, em AGRESTE NEWS REVISTA, Entretenimento, Informação, MONTE HOREBE SUPER MERCADO, Noticias, Paranatama e marcado como , , . Adicione o link aos favoritos. Deixe um comentário.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: